Vantagens do método T-Drill, no corte de tubo:
- Sem necessidade de lâminas caras;
- Vida longa da lâmina;
- Sem perda de material entre cortes;
- Sem rebarba – sem necessidade de um sistema de retirar a rebarba;
- Lubrificação biológica – sem necessidade de lavagem antes da brasagem;
- Tempo de ciclo rápido – aproximadamente 3000 peças/hora;
- Corta, sempre, 90º exatos no tubo principal.
- Deformação final disponível, após o corte (1-8 golpes);
- Substitui o investimento por mais uma etapa de produção;
- Nível de dB baixo durante a operação;
- Sistemas de minimização de resíduos e otimização de peças cortadas;
- Mais de 500 TCC (máquinas de corte tubo T-Drill) vendidas pelo mundo.
Existem três tipos de corte: por separação, corte e quebra, corte total.
O método corte por separação é método mais avançado de corte: primeiro o disco de corte penetra a parede do tubo, aproximadamente em 95%, sendo posteriormente separado a secção pretendida. Isto elemina ou minimiza muito a redução que podia ocorrer, se as lâminas cortassem totalmente através da parede do tubo.
Com este processo as operações secundárias são mais fáceis de realizar, visto que a qualidade do corte é geralmente boa e assim não há necessidade de ter que retirar a rebarba ou chanfrar o final do tubo. O que permite, ainda, a este tipo de corte um melhor encadeamento de diferente processo que é cortar e deformar no final.
O processo “corte total” é um método mais fundamental de corte de tubos utilizando discos de corte rotativos. Este tipo de corte é utilizado para cortes de 30 mm e mais longos por equipamentos básicos. Este processo pode ser utilizado em casos onde, a redução ligeira do diâmetro interno possa ser aceitável.
O “corte e quebra” só é possível quando comprimento da peça do tubo for inferior a 70 mm. A lâmina é preparada para penetrar, aproximadamente, 95% através da parede do tubo e chega a um ponto que a estrutura de prender o tubo parte o tubo de ambos os lados. Este método só é utilizado na TCC-50 RL com abastecimento de tubo em bobina.
As máquinas de corte rotativo são estações de corte de tubo automatizadas, com muitas opções. Estas podem ser configuradas com ajuste manual de comprimentos, ou com trocas automáticas de comprimentos e integrados em sistemas de gestão de lotes a serem produzidos. O material pode ser alimentado através de múltiplos sistemas de bobines, bem como tubos já “retos” com carregador de rack. Existem, também, vários anexos para separação de material, gestão de lotes e redução de fragmentos.
As máquinas de corte T-Drill podem ser equipadas com um teste não destrutivo ou um equipamento de deteção de cor. O equipamento teste não destrutivo (NDT em inglês) pode ser utilizado para detetar defeitos, e/ou juntas numa bobine de tubo. O software, que já é bem avançado, retira essas secções que possam não estar nas melhores condições da bobine do tubo, automaticamente, durante o processo de corte. Assegura, também, que em alguns casos o tubo desperdiçado é minimizado.
O modelo TCC-25-LM, com motores lineares no sistema de alimentação, coloca-se como uma solução extremamente rápida e precisa, para grandes volumes de produção.
As aplicações típicas das máquinas de corte T-Drill, estão associadas a:
- Permutadores de calor
- Ar condicionado
- Aquecimento
- Refrigeração
- Tecnologia Solar
- Linhas de combustível e travões, nos automóveis